segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A poesia na sala de aula...





     A linguagem poética é aquela que mais tem expressividade. O aluno identifica-se muito mais com a poesia porque, acostumado com as possibilidades da língua oral, sabe que este tipo de texto permite-lhe dar continuidade à visão globalizante, uma vez que a poesia origina-se como um todo e não em partes conforme afirma PAZ apude CUNHA, 2002.
   Desde que inicia o processo de aquisição da linguagem, a criança diverte-se com a sonoridade das sílabas e das palavras, cria imagens que são verdadeiras criações poéticas, enfim, sua relação com a linguagem é afetiva e prazerosa. Porém, ingressando na escola é forçado a abandonar essa relação lúdica, porque os privilégios são para a língua escrita e o dialeto padrão, deixando em segundo plano a linguagem oral e o dialeto do educando. A visão do mundo emocional e globalizado começa a perder-se, dado que a leitura é feita numa ordem linear apenas. Enquanto as diferentes formas de linguagem possibilitam à criança a ordenação de suas vivências.
   É importante para a criança trabalhar com poesia, uma vez que ela descobre a possibilidade de criar novas linguagens e, para o educador, que ao perceber a transformação de sua sala em campo de descoberta, da invenção e da fantasia, sente-se profundamente gratificado. Uma das principais tarefas do educador é aperfeiçoar e ampliar a capacidade linguística do educando, aspecto decisivo para um bom desempenho em todas as áreas do conhecimento. Por esse motivo, a presença do gênero "poesia" na lista de conteúdos é de fundamental importância, sendo um excelente auxiliar do professor.
   A escola também deve ser o local da poesia. Nela o aluno deverá ter acesso à brincadeira com as palavras, seus sons, significados e formas. Porém, atualmente, a prática da leitura de poesias está um pouco esquecida, principalmente nas séries iniciais, privando os alunos dessa experiência, os educadores esquecem que o discente só cria hábito se este, for iniciado desde muito cedo. O objetivo não é transformá-los em  grandes escritores de poemas, mas em leitores aptos a interpretar e compreender esse "mundo "apresentado através da poesia.
  Assim, todas as estratégias capazes de despertar sensibilidade na criança e no adolescente para a poesia são válidas. Por isso, é importante que ela seja trabalhada frequentemente para que ocorra  interesse pelos textos poéticos.
  A poesia vem qualificar a ação pedagógica e alargar os horizontes do mundo escolar, de maneira a formar alunos-leitores e, consequentemente, auxiliá-los no desenvolvimento das habilidades de fala, leitura e escrita. A poesia instiga um bom trabalho, quando aplicada de forma a atender as expectativas dos educandos, pois conforme Abaurre, 2008: " Ler poesia significa estar disposto a realizar um exercício contínuo de reflexão sobre imagens e metáforas para buscar o seu significado primeiro, para descobrir o que elas representam".

Um comentário:

  1. Olá, pessoal!

    O blog de vocês está muito legal, o conteúdo está ótimo, porém senti falta de imagens e vídeos, recursos tecnológicos básicos no ambiente virtual.

    Continuem postando!

    Abraços!

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